
Durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta terça-feira, o embaixador do Brasil na ONU, Sergio Danese, criticou a posição dos Estados Unidos em relação à Venezuela.
O diplomata afirmou que as ações americanas violam a Carta da ONU e pediu que cessem imediatamente, defendendo o uso de instrumentos políticos e jurídicos disponíveis. Segundo ele, "essas violações devem cessar imediata e incondicionalmente".
Danese ressaltou que o Brasil propõe um diálogo genuíno e sem coerção entre os dois países, mencionando o apoio do Presidente Lula para mediar um acordo entre Estados Unidos e Venezuela. Ele também expressou apoio aos esforços do secretário-geral da ONU nessa direção.
O embaixador destacou que a América do Sul busca se manter uma região pacífica, respeitando o direito internacional e mantendo boas relações com os vizinhos. Ele mencionou que um conflito poderia ter repercussões globais, o que reforça a importância de evitar uma guerra no continente.
Os Estados Unidos, sob ordens do presidente Donald Trump, têm realizado um cerco militar com o objetivo de destituir Nicolás Maduro, acusado de liderar um cartel narco-terrorista. Trump já ameaçou invadir o território venezuelano.