Domingo, 30 de Novembro de 2025

Athletico-PR, Chapecoense e Remo Garantem Acesso à Série A em 2026

Em uma emocionante rodada final da Série B de 2025, Coritiba celebra tricampeonato e três clubes garantem ascensão, com destaque para o Remo após 31 anos.

24/11/2025 às 08:00
Por: Redação

A última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, realizada neste domingo (23) de novembro de 2025, foi marcada por grande emoção e definiu os clubes que farão parte da elite do futebol nacional em 2026. Além do Coritiba, que já havia assegurado sua vaga e conquistou o tricampeonato da Segundona, Athletico-PR, Chapecoense e Remo carimbaram o acesso à Série A, com o Remo retornando após um hiato de 31 anos.

 

O Coritiba, já garantido na primeira divisão, celebrou o título ao vencer o já rebaixado Amazonas por 2 a 1, adicionando a taça de 2025 às suas conquistas de 2007 e 2010. Dos cinco times que ainda tinham chances de ascender, três conseguiram o feito em uma jornada dramática que prendeu a atenção dos torcedores de todo o país.

 

Dramáticas Conquistas de Acesso

O Athletico-PR confirmou sua volta à Série A ao superar o América-MG por 1 a 0, com um gol decisivo de João Cruz, que levou a torcida à euforia na Arena da Baixada, em Curitiba. O Furacão encerrou a competição na vice-liderança, somando 65 pontos, apenas três a menos que o campeão Coritiba. O América-MG, por sua vez, finalizou em 14º lugar com 46 pontos.

 

Igualmente determinado, a Chapecoense também assegurou seu lugar na elite ao vencer o Atlético-GO por 1 a 0, com um gol solitário de Walter Clar na Arena Condá. O time catarinense terminou a Série B na terceira posição geral, acumulando um total de 62 pontos, garantindo um retorno celebrado por seus torcedores.

 

A última e mais disputada vaga para a Série A de 2026 ficou com o Clube do Remo, que protagonizou uma batalha emocionante contra o Goiás, seu direto concorrente que vinha no G4. Diante de um Mangueirão lotado, o time paraense conquistou uma virada histórica de 3 a 1. Após Willean Lepo abrir o placar para os visitantes no primeiro tempo, Pedro Rocha marcou um hat-trick, com um gol ainda na primeira etapa e os outros dois após o intervalo, levando o Remo aos 62 pontos e pondo fim a 31 anos longe da principal divisão do futebol brasileiro. O Goiás, por sua vez, terminou em sexto lugar com 61 pontos.


FENÔMENO AZUL! A MAIOR DO NORTE! 💙🦁


O Criciúma, que ocupava a quinta posição com 61 pontos, teve sua chance de acesso frustrada ao perder fora de casa para o Cuiabá por 1 a 0, com gol de David Miguel. A equipe catarinense jogou com um a menos desde a primeira etapa, após a expulsão de Felipinho. O Cuiabá encerrou sua participação na Série B na 10ª posição, com 54 pontos.

 

A Batalha Contra o Rebaixamento para a Série C

Na parte inferior da tabela, a Ferroviária travou uma luta intensa para evitar o 17º lugar e o rebaixamento para a Série C. No entanto, o time do interior paulista não conseguiu escapar, perdendo fora de casa para o Operário por 2 a 1 e finalizando a competição com 40 pontos, sendo assim rebaixado. Enquanto isso, o Botafogo-SP garantiu a permanência na Série B ao empatar sem gols, alcançando 42 pontos e terminando em 16º lugar, fora da zona de rebaixamento.

 

O Atletic também assegurou sua permanência na Série B ao vencer o já rebaixado Paysandu por 2 a 1, terminando o campeonato em 15º lugar com 44 pontos. Além da Ferroviária, outros três clubes já haviam tido seus rebaixamentos confirmados em rodadas anteriores: Paysandu, Volta Redonda e Amazonas, que disputarão a Série C em 2026.

© Copyright 2025 - Conexão Água Clara - Todos os direitos reservados